quinta-feira, 14 de maio de 2009

Anapolis

Segundo os historiadores goianos, duas grandes correntes foram responsáveis pelo desbravamento das terras goianas: a mineração e a agricultura. Anápolis nasceu de uma combinação das duas. No início do século XIX, viajantes que percorriam o vale do Araguaia e o roteiro de Vianópolis/Corumbá de Goiás, entre elas, a cabeceira do Ribeirão das Antas, conhecido também por Campos Ricos, graças à excelência de seu solo e à abundância e variedade de caças existentes no local. Enfatiza-se a contribuição do Sr. Manoel Rodrigues dos Santos, que fazia realizar em sua fazenda, novenas e orações, aglomerando já em 1859 um total de 15 casas e uma escola.

Conta a tradição que, por esta época D. Ana das Dores quando trafegava pela região, perdeu um de seus animais, justo o que transportava uma imagem de Nossa Senhora. Quando encontrado, o animal estava deitado e os tropeiros não conseguiram levantar a caixa que continha a imagem, o que foi interpretado como sendo o desejo da Santa em permanecer no local. D. Ana prometeu doá-la à primeira capela que se erguesse ali, o que foi feito por seu filho Gomes de Souza Ramos, em 1870.

Com a doação de grande quantidade de terras feita por Joaquim Rodrigues dos Santos ao patrimônio local, já em 1873 foi criada a freguesia de Santana das Antas, mudando em 1884 para Santana dos Campos Ricos e retornando ao nome anterior em 1886. Em 15 de dezembro de 1887 foi elevada à categoria de Vila, mas só instalada em 10 de março de 1892 e em 31 de julho de 1907, foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Anápolis.

Proposta para Criação da CUFA em Goiás

A Central Única das Favelas é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – geralmente negros – que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Estes jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento hip hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados. Assim, fundaram a CUFA, cuja manifestação cultural é o hip hop, mas que busca ampliar e atingir outras formas de expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.

A CUFA já vinha pesquisando por lideranças em Goiás que pudessem colaborar com a implantaçao da instituição no Estado. Após observação baseada em diversos critérios da organizaçao, chegaram à alguns cidadãos comuns que já vinham desenvolvendo algum tipo de projeto de inclusão social e que estavam afim de abraçar a causa e fazer com que a CUFA se tornasse parte do cotidiano de todos aqueles que necessitam de apoio nessa regiao , seja apoio cultural ou social.

A CUFA-Goiás Promoverá eventos e buscará apoio para se desenvolver e poder chegar cada vez mais longe e onde haja necessidades comuns e cobrará os direitos dos cidadãos e fará o melhor possivel para que a inclusão seja feita.

Um comentário:

  1. Eu queria saber quais serao os eventos realizados em Anapolis
    Quero integrar-me a este projeto participando de campeonatos de basquete de rua
    Acho o projeto Cufa como um todo , muito bem organizado e de grande integracao social
    Gostaria de participar deste projeto
    por favor entrem em contato comigo .
    Ass : MCLucasRapper

    ResponderExcluir